sábado, 31 de janeiro de 2009

Dicas pro seu arroz ficar bom!

Como moro em república e eventualmente tenho que cuidar dos meus irmãos quando estou em casa, sou eu que preparo as partes simples da comida... Tipo o arroz!
Eu penei anos pra conseguir acertar o arroz do jeito que minha mãe gosta, que é solto e relativamente durinho. Já eu... Bom, eu AMO arroz gororoba, assim como gosto de temperos fortes.
Minha mãe é o oposto de mim, então algumas dicas se você gosta de arroz solto e para não errar o tempero. ;)

A minha medida para essa receita são de dois copos de arroz lavados.
Você doura a cebola, o alho, coloca o arroz pra dar uma fritadinha e coloca água. A água sempre passa um copo além do que você usou de arroz. Ou seja, se eu usei dois copos de arroz, vou usar três de água.
Deixe ferver, pode ser em fogo médio/alto. Se você costuma errar o tanto de sal como eu, use um caldo Knorr (sim, vocês vão ver caldo Knorr em muitas receitas minhas). Eu gosto de usar o de galinha, mas tem um próprio para arroz.
SEMPRE use uma tampa, mas com uma fresta aberta pra água não subir. Se você não usa tampa, a chance de o arroz de cima não cozinhar é bem grande.
Quando a água estiver quase acabando, deixe em fogo baixo pra dar uma secada. Quando secar, desligue o fogo e tampe a panela por dez minutos.
Se o sal não estiver a gosto, vai uma dica de ouro pra salvar: pegue manteiga com sal e vá passando por cima do arroz enquanto ela derrete.

Um comentário:

  1. Olha aí Stheg minha mãe gostou muito do seu arroz e principalmente do macete da manteiga.

    ResponderExcluir